Objetivos e atividades

OBJETIVO GERAL: Fomentar a actividade ecoturística de whale watching como modelo de desenvolvimento económico sustentável mediante a protecção e conservação dos grupos de cetáceos residentes em áreas marinhas protegidas e de especial interesse para a atividade, e a sua valorização como património natural da Macaronésia..

Objetivo Especifico 1: Avaliar possíveis factores de risco de origem antrópica que afectam a conservação dos grupos de cetáceos residentes em áreas ZEC de interesse para atividades de whale watching, utilizando como espécies indicadoras o golfinho roaz (Tursiops truncatus) e a baleia-piloto-tropical (Globicephala macrorhynchus).

– Atividade 2.1.1: Estudo ecosanitário de grupos de cetáceos, principalmente golfinho roaz e baleia-piloto-tropical, residentes na Macaronésia, e estudo oceanográfico e de uso antrópico do meio em referência às áreas marinhas onde residem.

– Atividade 2.1.2: Integração dos dados ecosanitarios, oceanográficos e de uso antrópico do meio obtidos para avaliar possíveis factores de risco que afectam a conservação dos grupos de cetáceos existentes na Macaronésia.

– Atividade 2.1.3: Fomento da cooperação científica e administrativa entre os diferentes atores relacionados com a gestão sanitária de espécies marinhas da região, assim como apoio na criação e/ou implementação de infraestruturas para a vigilância sanitária de cetáceos e outras espécies marinha ameaçadas.

Objetivo Especifico 2: Divulgar o património natural que representa para a Macaronésia a diversidade de espécies de cetáceos existentes na região, assim como sensibilizar acerca da importância de proteger e conservar as áreas marinhas onde residem.

– Atividade 2.2.1: Desenvolver material didáctico adaptado para empresas de whale watching e comunidade educativa sobre o Património natural que representa para a Macaronésia a diversidade de espécies de cetáceos que existem na região, e a importância de proteger e conservar as áreas marinhas onde residem.

– Atividade 2.2.2: Realização de campanhas de informação, divulgação e sensibilização em relação às espécies de cetáceos existentes na Macaronésia, assim como a importância de proteger e conservar as áreas marinhas onde residem, dirigida tanto para a população local como para visitantes.

– Atividade 2.2.3: Fortalecimento de plataformas de ciência e cidadania, dirigidas à população em geral, com a finalidade de divulgar as espécies de cetáceos existentes na Macaronésia, colaborar na sua monitorização e sensibilizar sobre a importância de proteger e conservar as áreas marinhas onde residem.

Objetivo Especifico 3: Promover a valorização da atividade ecoturística de observação de cetáceos como modelo de desenvolvimento económico sustentável na região da Macaronésia.

– Atividade 2.3.1: Realização de jornadas de transferência de conhecimentos dirigidas a incrementar a sustentabilidade desde o ponto de vista económico e ambiental da atividade de observação de cetáceos na Macaronésia.

– Atividade 2.3.2: Análises estratégicas do sector ecoturístico associado à atividade de observação de cetáceos dirigidos ao desenvolvimento, harmonização e fortalecimento de acções que incrementam o valor de dita atividade, assim como a sustentabilidade do recurso ambiental de que depende.

– Atividade 2.3.3: Fomento da cooperação administrativa, empresarial e científica entre os diferentes atores relacionados com a atividade turística de observação de cetáceos da Macaronésia.